Atualmente, o termo em voga no mundo empresarial é Integração. Desde a computação em nuvem, até a internet das coisas, cada vez mais os empreendedores buscam integrar diversas soluções em um só lugar. E uma das soluções mais faladas no momento são as Comunicações Unificadas. Você sabe o que esse termo significa? Faz ideia se esta solução é viável para a sua empresa? Bom, existe muita informação envolvendo comunicações unificadas na internet e em outros meios também. Algumas verdadeiras…Outras nem tanto. Mas, queremos ajudar você a solucionar todas as suas dúvidas! E para isso, trouxemos esse post com informações importantes sobre o assunto, como: Preparado para conhecer mais sobre comunicação unificada e, com base nisso, se posicionar melhor frente ao assunto em questão? Então vamos lá! As comunicações unificadas (UC) representam uma estrutura que integra várias ferramentas de comunicação não sincronizadas e em tempo real, com o objetivo de melhorar a comunicação comercial, colaboração e produtividade de uma empresa. As comunicações unificadas não representam uma tecnologia singular. Em vez disso, descreve um sistema interconectado de dispositivos de comunicação corporativa e aplicativos que podem ser usados em concertos ou em outras situações adversas na corporação. Algumas ferramentas de comunicação empresarial – como telefonia de protocolo de Internet (VoIP) e videoconferência – facilitam a comunicação em tempo real, também chamada de comunicação síncrona. Outras ferramentas de comunicação corporativa, como e-mail, facilitam a comunicação assíncrona. Agora que já sabe o que é e como funciona esse sistema de comunicação, veja a seguir alguns mitos e verdades que podem ser uteis para tirar suas dúvidas sobre o assunto! MITO! Clientes podem ser incluídos nos sistemas de comunicações integradas de uma empresa, facilitando o contato, reuniões, briefings e quaisquer tarefas que estejam dentro da natureza da solução. VERDADE! Muito se fala em sustentabilidade e T.I. verde. E cada reunião realizada por meio de comunicações integradas, sem a necessidade de deslocamento, reduz um pouco as emissões de Dióxido de Carbono, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente. MITO! Os sistemas de Comunicação Unificada modernos possuem um gerenciamento de banda eficiente, fornecendo apenas o necessário para o bom funcionamento das sessões, sem causar ônus para as outras tarefas necessárias para o andamento da empresa. MITO! As soluções atuais são baseadas em padrões universais de comunicação, como o H.264 para videoconferências, logo, é muito raro que não consigam trabalhar em conjunto. MITO! Graças às novas tecnologias, o custo com os sistemas de Comunicação Unificada diminuiu drasticamente. Sem contar o retorno rápido, tanto em economia com deslocamento, quanto em otimização dos processos e consequentemente, maximização dos lucros. MITO! São soluções completas, que servem tanto para comunicação, quanto como intranet e até mesmo compartilhamento de arquivos. VERDADE! Contar com um sistema de comunicação próprio, garante a legitimidade e também a integridade das informações, já que todos os tráfegos podem ser facilmente controlados dentro da corporação através desse sistema. Estas são apenas algumas dúvidas comuns que envolvem o sistema de comunicação unificada. Mas, com base nelas, já deve ter ficado claro para você que esse sistema pode auxiliar empresas e funcionários em vários contextos diferentes. E os seus benefícios também se estendem a funcionários remotos, que muitas vezes trabalham a partir de dispositivos móveis, incluindo tablets, smartphones, e usam recursos de áudio e vídeo para o desempenho de suas atividades diárias.