Atualmente, existem inúmeras ferramentas para encontrar e atender clientes. Como consequência, é comum que os dados acabem espalhados em diferentes plataformas.
Porém, na hora de tomar decisões, o levantamento se torna extremamente difícil. Outro empecilho é manter a comunicação sem fazer com que seus consumidores se sintam “deixados de lado''.
Para resolver esse problema, é preciso contar com a Comunicação Unificada. Através da integração de todas as plataformas e aplicações, é possível transformar todas as ações em um único processo.
Com informações ao alcance, seus horizontes se abrem para diversas possibilidades.
Entrando em mais detalhes, a comunicação unificada é a integração de ferramentas de comunicação para auxiliar pessoas e profissionais de diversos segmentos a trocar experiências, ideias e realizar suas tarefas com maior eficiência. O seu principal objetivo é otimizar os processos do negócio.
Com isso, a sua empresa pode unificar as operações gerenciais e comerciais com uma comunicação estabelecida em tempo real. Chamadas telefônicas, SMS, chat, videoconferências, e-mails, redes sociais e outros meios podem funcionar de forma integrada.
No lugar de planos de telefonia, a comunicação unificada traz chamadas gratuitas com o uso da rede privada. Como todo o sistema é conectado à Internet, ela é a única responsável por conduzir toda a plataforma.
O poder de armazenamento de dados abrirá novas formas de comunicação. Ao invés de viajar para reuniões, as videoconferências permitirão que o encontro ocorra remotamente. Com tudo gravado pelo software, a informação ganha ainda mais valor.
Na comunicação unificada, é criada uma rede privada para o compartilhamento sem vazamentos. Com a aplicação da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, esse é um fator vital para empresas que querem evoluir tecnologicamente.
Através da plataforma, é possível realizar backups com poucos cliques. Assim, é possível carregar todos os dados em cópias de segurança.
Com os dados organizados de maneira otimizada, sua equipe ganha tempo. Além disso, encontrar informações em um só lugar é essencial para que os colaboradores trabalhem de maneira mais organizada, aumentando o cultivo de planejamentos e insights.
Ao atender o cliente, haverá menor tempo para resposta e, portanto, para finalizar a compra. Com a acessibilidade da comunicação unificada, o consumidor se sentirá acolhido.
Seus funcionários não precisarão mais perder tempo com pequenas burocracias. Não será preciso copiar dados de uma plataforma para outra, por exemplo.
Agilidade é a palavra-chave para você tomar decisões em nome do seu negócio. Afinal, o mercado está sempre em movimento e seus concorrentes estão fazendo escolhas.
Na formação de estratégias, já está mais que comprovado o papel dos dados na tomada de decisões. Por este motivo, ter um sistema de informações é uma enorme vantagem competitiva.
Realizar levantamentos se torna uma tarefa simples, já que está tudo em um único lugar.
A jornada do cliente está cada vez mais singular e personalizada para cada indivíduo. Em meio a tantos caminhos, sua equipe tem o desafio de alcançar o usuário e realizar a conversão.
Sistemas avançados de comunicação unificada disponibilizam integração com sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Isso potencializa seu marketing, quando unida essa gestão à agilidade das informações da rede privada.
Assim, se um cliente manda um e-mail pedindo por informações, e no outro dia realiza uma ligação, tudo estará no mesmo lugar. Isso torna a conversa mais familiar e fluida.
Agora que você conhece os benefícios da comunicação unificada, é preciso entender como fazer a escolha ideal para a sua empresa. Confira abaixo:
É necessário lembrar que cada empresa tem uma demanda diferente quando o assunto é comunicação e, ao unificar os canais utilizados pela equipe, é preciso se atentar a isso.
Essa solução irá atender melhor a sua empresa se for fácil de integrar aos sistemas que ela já utiliza. Converse com os colaboradores e gestores para entender como eles se comunicam hoje e, com base nas informações coletadas, faça uma lista de ferramentas que não podem faltar na solução de comunicação unificada.
Para que a comunicação unificada funcione, é preciso que os dispositivos utilizados pelos seus funcionários sejam compatíveis com a solução escolhida. É ideal que você realize um levantamento dos smartphones, tablets, notebooks e desktops utilizados na sua empresa.
Afinal, eles precisarão estar interconectados para que o arquivamento de dados e os backups sejam feitos de maneira uniformizada e automatizada. Antes de optar por uma solução, descubra se ela funciona bem nos sistemas operacionais e dispositivos utilizados pela sua equipe.
Para que os benefícios da comunicação unificada sejam realmente aproveitados, é preciso que os seus colaboradores tenham facilidade de utilizar a nova ferramenta empresarial. Por isso, avalie como funciona o processo de interagir com ela e se os processos ficarão realmente mais simples do que são atualmente.
Realizar a troca da solução de comunicação atual por uma mais complicada poderá trazer prejuízos na produtividade dos seus funcionários. Para que a comunicação unificada otimize o relacionamento entre os membros da equipe e faça com que eles colaborem mais e trabalhem melhor, é preciso que ela ofereça uma excelente usabilidade.
Tenha em mente que a solução de comunicação unificada precisa conversar com os sistemas que já são utilizados dentro da sua empresa. Além de conectar pessoas, ela deve conectar software e hardware para que exista um ambiente colaborativo acessível e repleto de ferramentas que simplificam as tarefas do dia a dia.
Isso fará não só com que os funcionários sejam mais produtivos, mas também com que os custos operacionais sejam menores e as trocas de informação entre equipes mais acertadas.
Como pudemos observar, instalar uma plataforma de comunicação unificada irá inovar o seu negócio. Por este motivo, é preciso garantir um sistema de qualidade e que se encaixe na cultura da sua marca.
Na Wetalk.it, trabalhamos com soluções de comunicação sob medida para os mais variados setores. Juntos, usamos a tecnologia para ir mais longe.
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