As inovações tecnológicas estão ajudando diversos segmentos da sociedade. É o caso do uso de videoconferência na polícia.
Essa tecnologia começou a ser utilizada em 2016, pela Polícia Civil do Estado do Paraná. Ele foi o pioneiro no uso dessa solução para a realização de depoimentos.
O projeto teve início em Cascavel, quando a dona de um automóvel que foi roubado em Cascavel prestou depoimento ao delegado Wagner Holtz, chefe da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba, que estava na capital do Estado. O procedimento se fez necessário porque o automóvel foi encontrado em Curitiba.
Confira nesse post como as soluções em vídeo estão auxiliando os trabalhos da Policia Civil do Paraná.
A iniciativa que começou em 2016 no Paraná já evolui bastante em apenas alguns anos, e mostra que a videoconferência na polícia pode ser utilizada em vários aspectos. Em junho de 2018 uma Instrução Normativa Conjunta regulamentou o uso dessa tecnologia e de um sistema audiovisual para a realização de procedimentos da polícia judiciária.
Essa regulamentação foi um grande passo para que o uso dessa tecnologia se torne ainda mais frequente. Basicamente, ela determina todas as normas que precisam ser seguidas para a utilização dessa inovação.
A regulamentação da videoconferência na polícia acaba trazendo uma série de benefícios, entre eles:
Esse tipo de tecnologia acaba melhorando a captação de informações. Como é possível gravar as videoconferências, posteriormente esses conteúdos podem ser utilizados como provas em julgamentos.
Muitos processos dentro da polícia se arrastam por meses e até anos por conta da dificuldade de logística apresentada no setor. Com a utilização de videoconferência na polícia, será possível otimizar esses procedimentos, fazendo com que casos sejam resolvidos mais rapidamente e desobstruindo aos poucos a justiça.
Outro aspecto importante a ser destacado é como esse tipo de solução reduz os custos dentro das corporações. Como vários procedimentos poderão ser feitos em municípios distintos, não haverá a necessidade de deslocamento de agentes, que gera altas despesas para o Estado.
Esses são apenas alguns dos benefícios da implementação dessa tecnologia dentro das corporações. Por conta disso, uma iniciativa que começou no Paraná já tem ganhado outros Estados!
A videoconferência na polícia do Paraná começou a ser implementada em depoimentos. Essa solução visava justamente otimizar processos em que o crime acabava tendo que ser investigado em outra cidade. Foi o caso da dona do automóvel roubado em Cascavel (interior do Estado) e aprendido em Curitiba (Capital).
Contudo, nos últimos anos já se tem estudado e até mesmo se aplicado essas inovações de outras formas dentro dos tramites da polícia. É o caso da Polícia Civil do Estado de Rondônia que utiliza a tecnologia para fazer a lavratura de auto de prisão em flagrante.
A iniciativa também começou em 2016 e surgiu por conta da falta de delegados no Estado. Através de câmeras, microfones e computadores o auto pode ser lavrado em uma cidade diferente, onde haja pessoal capacitado para essa função.
Além disso, algumas cidades de todo o Brasil já tem utilizado a videoconferência para a realização de interrogatórios. Essa medida tem sido amplamente aceita pelas corporações e setor judiciário.
Afinal, além de otimizar todos o processo, elas também tornam a vida de agentes mais seguras. Evita-se o deslocamento desnecessário de presos, e até mesmo dos próprios policiais.
A utilização da videoconferência na polícia é só mais uma prova de como essa tecnologia é inovadora. Através dela, é possível atender diferentes demandas e melhorar operações de modo geral.
Fale com a Wetalk.it e veja como essas soluções também podem ajudar a sua empresa.
A Wetalk.it fornece soluções de comunicação avançadas que se adequam às necessidades e momentos do seu negócio!
conhecer soluções