Com a nova regulamentação de telemedicina no Brasil, lançada no dia 07 de fevereiro de 2019, as relações entre médico, pacientes e instituições de saúde devem sofrer alterações. Isso porque ela prevê normas e procedimentos éticos para este modelo de atendimento.
Pensando nisso, separamos algumas informações para você saber como se preparar para a nova regulamentação de telemedicina. Confira:
Mas, antes de mais nada, é preciso saber o que é telemedicina e como a nova regulamentação modifica esse modelo de atendimento.
Já utilizada no mundo todo, a telemedicina representa um modelo avançado de avaliação de pacientes. O termo possui origem grega, onde “tele” significa distância, dessa forma “telemedicina” refere-se a todo procedimento médico realizado de forma não presencial.
Essa é uma prática que teve origem em Israel e faz uso de diversas tecnologias para facilitar o acesso e troca de informações sobre pacientes de qualquer lugar no globo. Resultando em maior agilidade na tomada de decisões, dessa forma ganha-se além de precisão no atendimento dos casos a otimização de tempo, tão necessário na área da saúde.
Com o avançar da tecnologia, o que era realizado somente através de telefones, agora se faz uso de computadores, tablets, videoconferências e inteligência artificial para tratar pacientes.
Atualmente, no Brasil a telemedicina já é permitida, mas funciona como uma segunda opinião. Ou seja, o médico não poderia realizar um atendimento à distância. Dessa forma apenas realiza o auxílio para o médico primário, sem estar diretamente em contato com o paciente.
Com a nova regulamentação de telemedicina, torna-se possível que o atendimento seja realizado inteiramente a distância pelo médico principal. Desde que seja realizada previamente uma consulta presencial.
Sem dúvidas a nova regulamentação de telemedicina proporciona um avanço tanto para a categoria quanto para usuários de sistemas de saúde. Impactando diretamente a relação entre médicos, instituições e pacientes. Dessa forma, para garantir a qualidade e rapidez no atendimento confira as dicas:
Os softwares de vídeo conferência representam uma metodologia em ascensão que proporciona redução de custos para pequenas e grandes empresas.
Elas otimizam a rotina das empresas, pois permitem uma comunicação mais integrada e inteligente entre os membros de uma equipe em eventos como reuniões e treinamentos, por exemplo.
Essas ferramentas permitirão estabelecer um contato de qualidade com pacientes e até mesmo com outros médicos. Afinal em uma realidade em que o atendimento a distância está ganhando espaço um bom equipamento fará toda a diferença no atendimento, melhorando a qualidade do serviço ofertado e até consagrando o seu consultório como referência.
Se tratando de pacientes, é essencial que os médicos e pessoas responsáveis possam acessar de maneira rápida o histórico. Um fator que pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um procedimento médico.
Pense assim, quanto mais informações sua equipe de telemedicina souber sobre o paciente, mais preciso será o diagnóstico.
Neste sentido, investir em sistema de compartilhamento de informações é essencial, isso sem deixar a segurança de lado. Uma boa solução são os sistemas Zoom, cloud e o Skype for business.
Apesar da tecnologia ter evoluído, muitas empresas ainda resistem possuindo somente o básico. Dessa forma, para que tudo funcione conforme o esperado é necessário identificar a situação de infraestrutura atual com o objetivo de implementar projetos como o de videoconferência e entre outros.
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