Comunicação

Como melhorar a experiência remota do colaborador?

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A modalidade de trabalho remoto existe muito antes da pandemia de Covid-19, porém não era tão comum encontrar empresas que ofereciam vagas nesse modelo, e, ainda, não sabíamos muito bem como funcionava o expediente na prática.

Entretanto, durante a pandemia, a quantidade de trabalhadores remotos aumentou expressivamente, pois os cargos que não exigiam a presença do colaborador em seu local de trabalho foram flexibilizados para a modalidade remota com o intuito de diminuir o contágio e preservar a saúde de todos.

Devido a essa movimentação, diversas organizações perceberam que seus funcionários poderiam exercer suas atividades diárias sem estarem fisicamente na empresa, abrindo novas oportunidades para flexibilizar o trabalho e até mesmo conter gastos de serviços e manutenções.

Contudo, para que os trabalhadores se adaptem ao trabalho remoto é preciso equipamentos adequados, suporte operacional e acesso a ferramentas para comunicação. 

Qual a diferença entre trabalho remoto e home office? 

Ao contrário do que muitos pensam, trabalho remoto não é sinônimo ou a tradução de home office. Porém, cada modelo possui suas particularidades!

De forma resumida, no home office, é provável que o colaborador trabalhe de forma presencial em dias estipulados, porém, na maior parte do tempo irá trabalhar fora do escritório. Portanto, entende-se o home office como algo pontual e temporário, diferente do trabalho remoto.

Dito isso, o trabalho remoto implica ao trabalhador que o exercício de sua função seja sempre remotamente, como foi adotado durante a pandemia, por exemplo. Com isso, há a possibilidade do trabalhador remoto estar na mesma cidade da empresa ou em qualquer outro lugar do mundo.

Confira o nosso artigo e entenda em mais detalhes a diferença entre as modalidades

Como implementar o trabalho remoto? 

Considerando que 85% das empresas brasileiras adotaram o trabalho remoto durante a pandemia, a transição foi muito bem aceita pelos trabalhadores apesar das circunstâncias.

A aceitação dessa modalidade de trabalho é tão alta que 51% dos trabalhadores desejavam trabalhar de forma totalmente remota mesmo com o fim da pandemia.

Essa preferência pelo trabalho remoto é devido à praticidade e conforto de poder trabalhar em casa, sem preocupações com trânsito e demais implicações.

Dicas para implementar o trabalho remoto em sua empresa:

  1. Confira a política interna da organização para saber se as regras também se aplicam ao trabalho remoto;
  2. Faça uma pesquisa com os colaboradores para saber quantos estão dispostos a trabalhar remotamente;
  3. Organize treinamentos com os seus gestores e líderes para que todos estejam alinhados quanto ao novo modelo de trabalho;
  4. Invista em equipamentos para otimizar a comunicação
  5. Reforce a cultura de feedbacks;
  6. Dependendo do modelo de contratação, adote um controle de jornada para que seus colaboradores não ultrapassem o horário de trabalho combinado.

Porém, para adotar o trabalho remoto, é fundamental que a empresa invista em uma gestão realmente eficaz, que priorize o bem-estar do funcionário e ofereça condições de realizar o trabalho com equipamentos adequados e boas ferramentas de comunicação, fornecendo uma boa experiência aos colaboradores e clientes.

Sabemos que o trabalho remoto exige um cuidado com o colaborador. E que tenha uma comunicação clara e sem ruídos por ambas as partes, o trabalhador ficará confortável para dedicar-se e melhorar seu desempenho no conforto de sua casa. 

Dicas para otimizar a experiência do trabalho remoto 

Confira as dicas que separamos para implementar o trabalho remoto em sua empresa sem dor de cabeça: 

Foque na comunicação empática 

A comunicação, mesmo pessoalmente, às vezes pode ser mal compreendida. Por isso,  na forma remota, é preciso redobrar a atenção, já que é bastante comum as pessoas não interpretarem uma mensagem de texto da forma que deveria ser entendida, por exemplo.

Assim, para comunicar algo importante, opte por meios digitais que aproximem mais o colaborador, como um rápido encontro no Zoom ou Microsoft Teams, onde você pode dividir a sua tela para facilitar o entendimento. 

E lembre-se: muitas vezes, seu colaborador pode estar passando por uma situação pessoal complicada, e isso pode ser demonstrado na forma dele se expressar. Remota ou presencialmente, preste atenção na saúde dos seus colabores! 

Disponibilize um horário de trabalho mais flexível 

Atualmente, muitas empresas têm adotado um horário flexível para o trabalho remoto. É algo bastante humanizado, levando em consideração a vida pessoal do seu colaborador e prevalecendo seu conforto.

Afinal, as pessoas tendem a ser mais produtivas quando estão felizes, não é mesmo?

Essa cultura do horário flexível possibilita que o trabalhador entregue seus projetos e faça seu trabalho respeitando os prazos. Dessa maneira, não faz diferença se ele começou o expediente às 8h ou às 10h da manhã.

Portanto, se as regras empregatícias da empresa permitem, adote a flexibilização do horário de trabalho e observe a mudança produtiva dos seus colaboradores. 

Estipule um limite de reuniões por dia 

Longas reuniões durante o dia acabam prejudicando a saúde mental e a produtividade dos trabalhadores.

Como comentamos acima, chamar alguém para uma breve reunião online para apenas esclarecer algo é bastante útil, pois pontuar o que é necessário leva em média de 15 a 20 minutos .

No entanto, reuniões com mais de 50 minutos de duração acabam desgastando o trabalhador, principalmente se, ao longo do dia, houver 3 ou mais reuniões com duração semelhante. 

Invista em equipamentos para o trabalho remoto 

Ao adotar o modelo de trabalho remoto ou home office para sua empresa, ofereça ao seu colaborador os equipamentos necessários, ou até mesmo um valor extra mensal para ajudar com os custos que ele terá trabalhando de casa.

Dessa maneira, o trabalhador se sentirá valorizado, o que irá contribuir positivamente para melhores resultados.

Equipamentos que aprimoram a colaboração remota são essenciais e fazem com que o colaborador se sinta importante em sua função, fazendo parte do grupo do trabalho como uma verdadeira equipe

Tenha uma comunicação sem falhas com seus colaboradores 

À vista disso, podemos entender com este artigo que o trabalho remoto, híbrido ou home office, está em crescente ascensão no Brasil pós-pandemia, sendo considerado como uma oportunidade de flexibilização do horário de trabalho.

Nesse sentido, é fundamental que a empresa invista em recursos capazes de tornar a comunicação mais eficiente, planejada e sem falhas em equipamentos, sistemas e ferramentas.

Conte com a WeTalk.it para implementar o trabalho remoto ou home office em sua empresa!

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