Sabemos que o avanço da tecnologia já não é mais novidade para ninguém. Afinal, ela já faz parte de nosso dia a dia conectando empresas e pessoas no mundo todo.
Se de um lado temos empresas que acreditam que a tecnologia proporciona diminuição da produtividade de equipes. De outro, temos setores investindo fortemente em soluções que otimizem o tempo de profissionais durante o trabalho.
Entre elas, podemos destacar as ferramentas colaborativas. Soluções que supera os barreiras geográficas e temporais entre pessoas proporcionando economia financeira e aumento da competitividade entre empresas.
Mas você sabe como usar as ferramentas colaborativas? Então confira nossa matéria e comece a implementar em sua empresa.
Tão importante quanto saber como usar ferramentas colaborativas é entender o que elas são. De forma simples, ferramenta colaborativa pode ser definida como um software ou aplicativo para compartilhamento de informações de trabalho entre duas ou mais pessoas.
Neste sentido, a equipe pode desenvolver uma mesma atividade mesmo que não esteja no mesmo ambiente de trabalho.
Cada ferramenta possui sua especificidade para atender as necessidades de comunicação de cada equipe e empresa. Portanto, além de otimizar a comunicação as ferramentas colaborativas também podem proporcionar:
Embora a otimização do tempo no horário de trabalho seja um dos principais focos no objetivo de como usar ferramentas colaborativas, existem diversos outros objetivos que a tornam ainda mais atraente. Confira:
Implementar e saber como usar ferramentas colaborativas online proporciona redução de custos em pequenas e grandes empresa.
Afinal, não será mais preciso agendar reuniões presenciais ou realizar ligações entre profissionais.
Com apenas alguns cliques é possível realizar o alinhamento de informações e garantir que todos os interessados recebam os documentos necessários para suas atividades.
Proporcionando assim, redução nos custos de deslocamento, telefonema e outros serviços atrelados.
Democratizar o acesso facilitado a documentos, informações e pessoas é a receita certa para aumentar a produtividade de sua equipe. Pense dessa forma, quanto mais fácil estiver o acesso a informação menos o profissional precisará dispersar sua atenção das atividades.
Por este motivo, as ferramentas colaborativas estão cada vez mais presentes nas equipes de alta performance.
O acompanhamento em tempo real é uma pequena parte de como usar ferramentas colaborativas. Para gestores, as ferramentas colaborativas proporcionam benefícios ainda mais valiosos.
Afinal, através delas é possível acompanhar em tempo real o desenvolvimento de atividades. Melhorando a tomada de decisões, uma vez que todo o processo também estará disponível a equipe.
Agora que você já sabe o que é e os benefícios, saiba como usar ferramentas colaborativas. Confira:
Atualmente temos diversos servidores para compartilhamento de informações na nuvem. Essa é uma ferramenta colaborativa que proporciona ainda mais agilidade da troca de dados entre equipes.
Outro ponto interessante, é que eles aumentam a segurança no compartilhamento. Um vez que é possível editar o nível de acesso que o outro terá ao receber o arquivo.
Como usar: Usar um sistema de compartilhamento na nuvem parece coisa de outro mundo. No entanto, com o avanço da tecnologia existem diversas formas simples de fazer uso dessa ferramenta colaborativa. Atualmente com o Google Drive ou o One Drive é possível contrata-las em nível corporativo. Características que aumenta e muito o espaço para armazenamento de informações. Dessa forma, cada colaborador pode ate acesso as pastas e documentos.
Muito utilizados em agencias de comunicação, os softwares são representam uma tendência nas organizações. No mercado existem diversas opções com especificidades para cada tipo de empresa.
O seu objetivo é integrar os processos conectar colaboradores e gestores no desenvolvimento de atividades. Aumentando o engajamento entre as equipes e proporcionando alta performance.
Como usar: Os softwares de gestão de projetos nada mais são do que ferramentas colaborativas que ajudam os colaboradores a se integrarem no estágio da atividade. Dessa forma, sua empresa pode adotar ferramentas como: Slack, RunrunIt, Asana, Trello e entre outras. Cada uma delas possui sua especificidade, em alguns casos é preciso instalar um software. No entanto, a maior parte pode ser acessada pelo navegador. Após isso, basta realizar o registro e estabelecer a forma como sua empresa a colocará dentro de seu processo e acompanhamento.
Os softwares de videoconferência representam uma metodologia em ascensão que proporciona redução de custos para pequenas e grandes empresas.
Elas otimizam a rotina da empresas, pois permitem uma comunicação mais integrada e inteligente entre os membros de uma equipe em eventos como reuniões e treinamentos, por exemplo.
Dessa forma, equipes em diferentes locais podem trocar informações sem qualquer problema. E tudo pode ser realizado através de uma única plataforma, como é o caso da Skype for Business e do Zoom. Dentre as melhores soluções podemos citar:
Polycom Trio: Sistema que integra telefones para videoconferência. Com ela, você poderá contar com alta qualidade de transmissão de áudio e imagem, juntamente com a possibilidade de compartilhamento de conteúdo.
Polycom Group: Solução que proporciona reuniões com melhor desempenho de áudio e vídeo. Com uma interface simples e inovadora é fácil de usar desde o primeiro dia.
Polycom Debut: Um sistema para videoconferência elegante e acessível, ideal para espaços menores como consultórios.
Zoom: O Zoom é uma solução em videoconferência que facilita a conexão de duas ou mais pessoas em uma única chamada. Com uma interface simples e moderna a plataforma permite comunicação com áudio e vídeo mesmo que em velocidade baixa de internet.
Como usar: A videoconferência é uma ferramenta que pode ser usada em reuniões, workshops, treinamentos, brainstorm, entrevistas e entre todos. Toda a vez que for necessário reunir pessoas que não fazem parte do ambiente local da empresa a videoconferência se faz presente.
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