Comunicação

5 maneiras de usar a Tecnologia da Informação e Comunicação na sua empresa

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Você já se perguntou sobre a importância da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na sua empresa?

Quando pensamos no início da Transformação Digital, a TIC era entendida como uma simples forma de investimento. No entanto, com os avanços tecnológicos dos últimos anos, a TIC passou a ser fundamental para maior produtividade e otimização de resultados em diversas organizações.

Inclusive, de acordo com o relatório setorial da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia e Comunicação (BRASSCOM), que é produzido anualmente a partir de dados abertos e de consultorias internacionais, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação cresceu 36,4% entre 2020 e 2021.

Isso indica que o setor está em constante crescimento, sendo ideal para investimentos e bastante assertivo para trabalhar. 

Você deve estar se perguntando: como investir na Tecnologia da Informação e Comunicação? E como utilizar as tecnologias de informação a favor da sua empresa?

Preparamos este artigo para responder suas questões e apresentar dicas estratégicas para o seu negócio, confira!

O que é Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)?

A TIC é o papel desempenhado pela comunicação moderna dentro da Tecnologia da Informação. Ela corresponde às tecnologias que mediam e viabilizam conversas e discussões mais produtivas, podendo ser compreendida como um conjunto tecnológico integrado.

Por exemplo, a sua sala de conferência, auditório e demais ambientes da empresa podem ser bastante aproveitados com softwares integrados e equipamentos tecnológicos de alta qualidade.

Como usar a Tecnologia da Informação e Comunicação na empresa?

A nova organização social e econômica gerou um novo padrão de consumo. Sendo assim, utilizar ferramentas de gestão e relacionamento inerentes aos processos da empresa tornou-se fundamental. 

Portanto, o ganho de potencial competitivo está diretamente ligado à evolução tecnológica da empresa. É preciso se questionar: que ferramentas podem proporcionar um diferencial competitivo no seu negócio? Confira 5 maneiras de aplicá-las:

1. Presença digital

Não é segredo que o meio digital é o mais escolhido no mundo para se comunicar. As pessoas conversam entre si, buscam soluções e até conhecem mais sobre uma empresa de forma online. 

Por esse motivo, você precisa ter em mente que o seu cliente também está presente na internet, pesquisando os seus concorrentes para encontrar diferenciais que façam sentido para o seu estilo de vida.

homem usando celular enquanto vários ícones de comunicação saem da tela

É fundamental, por exemplo, que a sua empresa esteja presente nas redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube e demais redes que aproximem o seu negócio do consumidor.

Um fator para você ter em mente é que a comunicação deve ser feita de forma estratégica. Use os veículos adequadamente, sejam eles sites, blogs, mídias sociais, etc. E faça uma exposição apropriada e profissional da imagem do seu negócio.

2. Software de gestão

Um software de gestão é, basicamente, uma ferramenta que possibilita expandir e gerenciar o seu negócio com segurança. Com um bom sistema, você pode alcançar:

  • Gestão financeira eficiente;
  • Pleno controle e otimização nos processos;
  • Automatização de serviços;
  • Melhor aproveitamento do tempo dos seus colaboradores;
  • Mais eficiência.

Além de modernizar a gestão geral da sua empresa, o seu negócio é bem visto pelos seus clientes e parceiros.

3. Automação dos processos

Contar com ferramentas que “trabalham sozinhas” ajuda a descomplicar os processos internos da sua empresa. Automatizar é saber utilizar uma ferramenta ou sistema para realizar determinadas atividades.

Isso inclui desde o disparo automático de e-mails até os softwares de gestão, citados acima, que podem  levar o seu negócio para novos níveis de atuação. Automatize o máximo de processos no seu empreendimento para ganhar tempo e, consequentemente, lucrar ainda mais.

4. Banco de dados

O banco de dados facilita a organização do seu negócio e pode ser usado para reunir informações dos clientes, controlar o estoque, fluxo de caixa e apresentar outras informações essenciais para o funcionamento da sua empresa.

No entanto, para funcionar, seu banco de dados precisa reunir as informações de forma organizada, consistente e acessível. Por isso é tão importante usar um sistema prático e eficiente. Dessa forma, o seu negócio poderá gerir as informações dos clientes com mais segurança e agilidade. O tempo, que antes era perdido com o registro de dados em planilhas, será melhor aproveitado.

5. Segurança da informação

É preciso garantir a segurança de dados e informações, seja evitando invasões de terceiros ou mesmo garantindo a segurança em relação à perda de algum documento importante, por exemplo. 

tela de computador com um escudo, representando a segurança da informação

A criação de estratégias de segurança interna é fundamental para a sua empresa, garantindo que apenas as pessoas permitidas tenham acesso a arquivos, pastas, projetos e dados específicos. 

A segurança da informação é um tipo de gestão que também está entre as tendências da TIC dentro das empresas e que não pode ser deixada de lado. Ainda, vale lembrar que problemas com vazamento de informações de clientes é altamente prejudicial à reputação do seu negócio, o que pode acarretar em multas e processos. 

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