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Comunicação Unificada: 5 motivos para adotar na sua empresa

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Atualmente, existem inúmeras ferramentas para encontrar e atender clientes. Como consequência, é comum que os dados acabem espalhados em diferentes plataformas. 

Porém, na hora de tomar decisões, o levantamento se torna extremamente difícil. Outro empecilho é manter a comunicação sem fazer com que seus consumidores se sintam “deixados de lado''. 

Para resolver esse problema, é preciso contar com a Comunicação Unificada. Através da integração de todas as plataformas e aplicações, é possível transformar todas as ações em um único processo.

Com informações ao alcance, seus horizontes se abrem para diversas possibilidades.

O que é comunicação unificada?

Entrando em mais detalhes, a comunicação unificada é a integração de ferramentas de comunicação para auxiliar pessoas e profissionais de diversos segmentos a trocar experiências, ideias e realizar suas tarefas com maior eficiência. O seu principal objetivo é otimizar os processos do negócio.

Com isso, a sua empresa pode unificar as operações gerenciais e comerciais com uma comunicação estabelecida em tempo real. Chamadas telefônicas, SMS, chat, videoconferências, e-mails, redes sociais e outros meios podem funcionar de forma integrada.

Por que utilizar um sistema de comunicação unificada?

1. Redução de custos

No lugar de planos de telefonia, a comunicação unificada traz chamadas gratuitas com o uso da rede privada. Como todo o sistema é conectado à Internet, ela é a única responsável por conduzir toda a plataforma.

O poder de armazenamento de dados abrirá novas formas de comunicação. Ao invés de viajar para reuniões, as videoconferências permitirão que o encontro ocorra remotamente. Com tudo gravado pelo software, a informação ganha ainda mais valor. 

2. Segurança

Na comunicação unificada, é criada uma rede privada para o compartilhamento sem vazamentos. Com a aplicação da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, esse é um fator vital para empresas que querem evoluir tecnologicamente. 

Através da plataforma, é possível realizar backups com poucos cliques. Assim, é possível carregar todos os dados em cópias de segurança. 

cadeado feito com pixels, indicando segurança na comunicação unificada da empresa

3. Produtividade

Com os dados organizados de maneira otimizada, sua equipe ganha tempo. Além disso, encontrar informações em um só lugar é essencial para que os colaboradores  trabalhem de maneira mais organizada, aumentando o cultivo de planejamentos e insights. 

Ao atender o cliente, haverá menor tempo para resposta e, portanto, para finalizar a compra. Com a acessibilidade da comunicação unificada, o consumidor se sentirá acolhido. 

Seus funcionários não precisarão mais perder tempo com pequenas burocracias. Não será preciso copiar dados de uma plataforma para outra, por exemplo. 

4. Tomada de decisões

Agilidade é a palavra-chave para você tomar decisões em nome do seu negócio. Afinal, o mercado está sempre em movimento e seus concorrentes estão fazendo escolhas.

Na formação de estratégias, já está mais que comprovado o papel dos dados na tomada de decisões. Por este motivo, ter um sistema de informações é uma enorme vantagem competitiva. 

Realizar levantamentos se torna uma tarefa simples, já que está tudo em um único lugar. 

5. Atendimento personalizado ao cliente

A jornada do cliente está cada vez mais singular e personalizada para cada indivíduo. Em meio a tantos caminhos, sua equipe tem o desafio de alcançar o usuário e realizar a conversão. 

Sistemas avançados de comunicação unificada disponibilizam integração com sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Isso potencializa seu marketing, quando unida essa gestão à agilidade das informações da rede privada. 

Assim, se um cliente manda um e-mail pedindo por informações, e no outro dia realiza uma ligação, tudo estará no mesmo lugar. Isso torna a conversa mais familiar e fluida. 

Como escolher a solução de comunicação unificada ideal?

Agora que você conhece os benefícios da comunicação unificada, é preciso entender como fazer a escolha ideal para a sua empresa. Confira abaixo:

Identifique as necessidades da sua empresa

É necessário lembrar que cada empresa tem uma demanda diferente quando o assunto é comunicação e, ao unificar os canais utilizados pela equipe, é preciso se atentar a isso. 

Essa solução irá atender melhor a sua empresa se for fácil de integrar aos sistemas que ela já utiliza. Converse com os colaboradores e gestores para entender como eles se comunicam hoje e, com base nas informações coletadas, faça uma lista de ferramentas que não podem faltar na solução de comunicação unificada.

Procure soluções que integram todos os seus dispositivos

Para que a comunicação unificada funcione, é preciso que os dispositivos utilizados pelos seus funcionários sejam compatíveis com a solução escolhida. É ideal que você realize um levantamento dos smartphones, tablets, notebooks e desktops utilizados na sua empresa.

Afinal, eles precisarão estar interconectados para que o arquivamento de dados e os backups sejam feitos de maneira uniformizada e automatizada. Antes de optar por uma solução, descubra se ela funciona bem nos sistemas operacionais e dispositivos utilizados pela sua equipe.

colaborador usando notebook e tablet para trabalhar

Confira a usabilidade da ferramenta

Para que os benefícios da comunicação unificada sejam realmente aproveitados, é preciso que os seus colaboradores tenham facilidade de utilizar a nova ferramenta empresarial. Por isso, avalie como funciona o processo de interagir com ela e se os processos ficarão realmente mais simples do que são atualmente.

Realizar a troca da solução de comunicação atual por uma mais complicada poderá trazer prejuízos na produtividade dos seus funcionários. Para que a comunicação unificada otimize o relacionamento entre os membros da equipe e faça com que eles colaborem mais e trabalhem melhor, é preciso que ela ofereça uma excelente usabilidade.

Integre os sistemas internos

Tenha em mente que a solução de comunicação unificada precisa conversar com os sistemas que já são utilizados dentro da sua empresa. Além de conectar pessoas, ela deve conectar software e hardware para que exista um ambiente colaborativo acessível e repleto de ferramentas que simplificam as tarefas do dia a dia.

Isso fará não só com que os funcionários sejam mais produtivos, mas também com que os custos operacionais sejam menores e as trocas de informação entre equipes mais acertadas.

Conte com a Wetalk.it

Como pudemos observar, instalar uma plataforma de comunicação unificada irá inovar o seu negócio. Por este motivo, é preciso garantir um sistema de qualidade e que se encaixe na cultura da sua marca. 

Na Wetalk.it, trabalhamos com soluções de comunicação sob medida para os mais variados setores. Juntos, usamos a tecnologia para ir mais longe. 

Saiba mais sobre as nossas soluções para aplicar a comunicação unificada em sua empresa!

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